“A única saída para o Brasil é o aumento de impostos", afirma Alberto Carlos Almeida

Atualizado: 9 de Nov de 2018


Especialista afirma que novo presidente da república deverá dialogar com o congresso, mas que o contribuinte é quem vai pagar a conta



O evento de abertura da II Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios, realizada pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, que acontece em Curitiba-PR de 14 a 16 de setembro, traz o presidente do Instituto Brasilis, Alberto Carlos Almeida, para uma palestra sobre o as eleições 2018.


Almeida, que foi colunista do Jornal Valor Econômico e escreve semanalmente para o portal Poder 360, é cientista político, sociólogo e pesquisador. O especialista vem a Curitiba para o evento que reunirá, durante três dias, profissionais de todo Brasil para discutirem tributação, inteligência e tecnologia a favor dos negócios disruptivos.


O palestrante inicia a programação na sexta-feira, dia 14, às 19h30, com a palestra "Eleições 2018: resultado previsível ou surpreendente?" Em seguida, uma mesa de debates sobre Brasil Pós-Eleições: Fatores Políticos e Econômicos, composta pelo advogado Fábio Grillo, pelo presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara e pelo reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, levantará aspectos importantes relativos ao pleito.



Cenário eleitoral não é previsível


De acordo com o especialista, o eleitor vota de acordo com o seu contexto social. “Temos o costume de votar de acordo com nossos interesses, optando por aquele que nos oferece uma promessa de melhoria de vida em curto prazo. Nossas escolhas, geralmente, têm a ver com a identificação do eleitor com o candidato”, afirma Almeida.


O cenário político, ainda rodeado de incertezas, deve se mostrar mais claro ao eleitor próximo do final do pleito. “As pesquisas nem sempre refletem a realidade, e temos acompanhado isso ao longo das eleições. Muitas vezes, o candidato que era tido como favorito, acaba nem sequer indo para o segundo turno, e isso tem muito a ver com a frustração do eleitor com o sistema político. O cenário não é previsível e, nesse momento, não há candidato favorito”, diz o sociólogo. “O brasileiro vota com o bolso porque tem uma vida difícil. No Brasil, ninguém se acha rico, ao mesmo tempo em que ninguém se acha pobre”, declara o especialista.



Brasil Pós-eleições e o temido aumento de impostos


Se o país vai crescer após as eleições? Almeida aposta que sim. “O crescimento não será

grande, porque tem a ver com ganho de produtividade, e o Brasil está numa situação complicada, muito por conta da baixa escolaridade da população. Falta investimento no Ensino Médio e Fundamental de qualidade, que é a principal maneira de o país alavancar, só se ganha em produtividade quando se investe em qualificação”.


Para o especialista, o novo governante tem um desafio complexo, que se arrasta há anos: o intrincado e confuso sistema tributário brasileiro. “A prioridade dos primeiros seis meses de governo do próximo presidente é o sistema fiscal e tributário brasileiro, que vem sendo empurrado para os mandatos um após o outro. O novo eleito deverá ter capacidade de negociação com o congresso, porque ninguém governa sozinho e isso vai depender, e muito, da escolha da equipe e das alianças que irão se formar. O novo presidente terá que jogar com as peças que já estão no tabuleiro”, afirma.


A saída para uma recuperação econômica, mesmo que em longo prazo, e que coloque as contas públicas em equilíbrio, de acordo com Almeida, é o aumento de impostos. “infelizmente, haverá aumento de impostos. Não tem jeito. É impossível cortar gastos, ainda mais quando se leva em conta as despesas fixas, que engessam o orçamento. Infelizmente, a conta vai para o contribuinte. Qualquer um que seja o eleito, será forçado a fazer isso, não será fácil”, conclui.



Serviço


A abertura da II Maratona de Tributação e Inteligência de Negócios acontecerá no Hotel Four Points by Sheraton – Av. Sete de Setembro, 4211 – Água Verde, dia 14 de setembro, com início às 18h. As inscrições e toda a programação estão disponíveis

44 visualizações

Apoio

AMCHAM Brasil RJ-ES - RGB - Color.png
logo.png
imagem-3-300x199.png
gfk.png

Responsabilidade Social

LOGO IAS.png
LOGO_C1D_COLOR.png

Patrocínio

LOGO_AY_COLOR.png
LOGO_EMPRE_COLOR.png
Ativo 1.png
logoRoit.png

BI & TAXATHON

2ª Maratona de Tributação

& Inteligência de Negócios

Realização