Informação a favor da sua empresa

A Inteligência de Negócios é uma aliada indispensável para o sucesso do seu negócio.



No clássico da literatura “A Arte da Guerra”, Sun Tzu descreve que para que seja possível vencer uma batalha, é necessário que se tenha todo o conhecimento das suas próprias fraquezas e virtudes e, invariavelmente, do seu inimigo ou concorrência. Ainda que o livro tenha sido escrito no século IV a.C, a sua lógica permanece até hoje em diversos aspectos da humanidade e o mundo dos negócios com certeza faz parte disso.


O termo Business Intelligence, originalmente em inglês, foi cunhado por Richard Millar Devens no livro “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”, em 1865.


Mas foi nos anos 1980 que a expressão começou a ganhar um significado mais próximo daquele que hoje conhecemos. A partir da evolução das formas de armazenamento (DASD) e, também, do acesso a dados (SGBD), o termo Inteligência de Negócios passou a ser utilizado no sentido de processo inteligente de coleta, análise compartilhamento e monitoramento de dados.


Desde então, a informação foi se tornando o bem mais precioso em um universo que está cada vez mais globalizado e digital. O cenário econômico nesse meio tempo também passou por mudanças e, com a competitividade nos negócios, os dados ganharam um lugar de destaque nas empresas. Isso porque essa análise inteligente de dados passou a se tornar um diferencial em meio a competição acirrada de mercado.


Em quase quarenta anos, a tecnologia evoluiu muito e as necessidades de crescimento das empresas acompanharam esse ritmo. Isso significa que as companhias começaram a buscar cada vez mais dados com qualidade suficiente para ajudar na tomada de decisões estratégicas, pois essas empresas passaram a reconhecer o cruzamento inteligente de dados como um ativo da organização, com a capacidade de auxiliar na tomada de decisões nos negócios.


Não demorou muito para que o mercado começasse a se deparar com a relevância da Inteligência de Negócios para alavancar os resultados de empresas, especialmente no que diz respeito ao ganho na velocidade das respostas dentro da organização tanto no nível estratégico, quanto nos níveis tático e operacional.


Quais são os elementos que compõem a Inteligência de Negócios?

A Inteligência de Negócios (B.I) é composta por ferramentas, infraestrutura, corpo técnico (equipe), e claro, dados:


Os dados são entradas, também conhecidos inputs, utilizadas para a criação de informações gerenciais que suportam as decisões estratégicas. A qualidade desse dado coletado em si também tem importância e, por esse motivo, é fundamental que as empresas adquiram sistemas internos para a categorização e detalhamento do mesmo.


A infraestrutura, por sua vez, é todo o recurso estrutural e computacional feito para abraçar as necessidades referentes à Inteligência de Negócios. É o que torna possível armazenar, integrar e distribuir as informações e, mais do que isso, possibilita o desenvolvimento do Business Intelligence. Sua composição é feita por máquinas, servidores, redes, switches, entre outros dispositivos.


Já a ferramenta da Inteligência de Negócios é o front-end, ou seja, é a arquitetura do software capaz de traduzir e converter a complexidade técnica do sistema. Nesse sentido, a ferramenta faz a interface com o usuário e transmite informações estratégicas para toda a empresa.


E por último, para que uma tecnologia como essa funcione corretamente, é fundamental que exista uma equipe composta por profissionais especializados. Diria que corpo técnico é a variável com o maior destaque no processo de implementação.



Mas o que a Inteligência de Negócios pode fazer pela minha empresa?

De acordo com dados divulgados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o mercado brasileiro de TI movimentou aproximadamente US$ 38 bilhões em 2017, o que configura um aumento de 45% em relação ao ano anterior. Os números mostram que está mais do que na hora de você incluir no modelo de negócios da sua empresa a tão eficiente Inteligência de Negócios.


Os resultados adquiridos em uma análise de Inteligência de Negócios são utilizados para criar previsões de comportamento e até mesmo de possíveis ações a serem tomadas pela empresa para melhorar o seu desempenho. Além disso, em conjunto com uma análise do mercado em que a sua empresa está inserida, a Inteligência de Negócios torna-se uma ferramenta assertiva para o crescimento coerente do seu negócio.

59 visualizações

Apoio

AMCHAM Brasil RJ-ES - RGB - Color.png
logo.png
imagem-3-300x199.png
gfk.png

Responsabilidade Social

LOGO IAS.png
LOGO_C1D_COLOR.png

Patrocínio

LOGO_AY_COLOR.png
LOGO_EMPRE_COLOR.png
Ativo 1.png
logoRoit.png

BI & TAXATHON

2ª Maratona de Tributação

& Inteligência de Negócios

Realização